Respeito pelos velhinhos!

Tenho o maior respeito pelos velhinhos, cresci com os meus avós, fui criada por eles e o amor que nutro por eles é o maior que posso ter. Como tal o respeito também é o maior, e igualmente por todos os velhinhos com quem me vou cruzando. 
No meu antigo trabalho passava horas a falar com uns senhores que lá iam, e naturalmente tenho uma empatia grande por todos, adorando-os ouvir e às suas histórias que a maior parte das vezes demoram horas a serem contadas.

No meu estágio há Os Velhinhos, os primeiros patrões e ainda patrões com quase 80 anos cada. Aprendi que devemos respeitar os velhinhos, faço-o sempre, quer velhinhos, quer novinhos, o respeito deve ser para todos de igual forma. Mas foi aqui, ou antes, é aqui que me dá uma vontade enorme de me saltar a tampa. 
Estou cá por nove meses, sem um custo associado por parte da empresa, claro têm  o custo da perda de tempo  de quem me ensina o que tenho a fazer. No entanto, desde que cá estou, do meu tema para tese pouco ou nada fiz, faço sim é muito trabalho para a empresa, ajudando a minha chefe e a chefe da produção. 
Custa-me descer, andar a fazer trabalho que não me compete e ter uma velhinha a ser a minha sombra, a dizer a uma colaboradora "para eu me desenrascar se quiser" e "que vá trabalhar". (Ajudo no que poder e conseguir, é uma forma de também eu aprender, mas sem faltas de respeito, por favor!) Virar-se para mim e perguntar se estou a escrever para a família, perguntar a  um funcionário se sabe trabalhar com um equipamento... 
A vontade é mandá-la para casa, estar à lareira a fazer peúgas de lá para os netos, mas o respeito que tenho por ela é superior. É superior àquele que ela tem por quem lhe deu e dá o dinheiro a ganhar. 
É lamentável que este tipo de patrões se esqueçam de quem lhes permite terem milhões de facturação  no final do mês.

(Esta situação comigo não é nada comparado com a forma como fala para os restantes colaboradores, têm direito a vernáculos e tudo)

Comentários

  1. Ainda agora li algo parecido no blog dos Piruças!
    Os patrões só ficam a perder!!! Falta de motivação é altamente prejudicial para uma empresa!

    ResponderExcluir
  2. Quase todas as empresas gostam de se aproveitar dos estagiários...

    Quanto às pessoas mais velhas, nope! Antiguidade não é posto e só merecem tanto respeito quanto aquele que demonstram pelos outros.

    ResponderExcluir
  3. Há pessoas que não sabem de facto liderar e tornam-se tóxicas. O melhor e juntas/os tentarem resolver a situação, indo à hierarquia a cima ou então fazer o nosso melhor e tentar ignorar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fazer um irmão feliz

Menos de um mês

Quina feira 12