Pobreza de espírito

Antes de começar o estágio trabalhava num posto de abastecimento, muitas eram as pessoas que passavam por lá, uns só e apenas para abastecer o carro, outros para tomarem um café e darem dois dedos de conversa.
Havia uma família que era cliente de todos os dias, com quatro filhos, um já amancebado com uma cachopa e com um garoto pequeno, um outro já dependente, uma adolescente e uma menina pequenita. Naquela casa só a mãe é que tinha trabalho fixo o pai ia fazendo uns biscates e o filho amancebado mais a manceba não gostavam muito de trabalhar.
Todos os dias tomavam café e todos os dias gastavam à vontade mais de 10€ em raspadinhas, 5€ a mulher e 5€ o homem (o homem por vezes abusava muito mais na dose). Estava tudo bem, eu nem sequer tinha nada a ver com isso, quem era eu para me meter naquilo que os clientes gastavam? Ninguém, não era ninguém.
Até ao dia em que a adolescente me foi lá pedir um chá porque estava cheia de dores de dentes, dei-lhe o chá e disse-lhe que o melhor era ir ao dentista. No dia seguinte volta ainda com dores de dentes e com febre, inclusive tinha ido ao hospital, em vez de ir ao dentista.
Passou uma semana e a miúda com dores de dentes e os pais continuavam com as raspadinhas. Uma dia perguntei-lhe porque não tinha ido ainda ao dentista, "Não tenho dinheiro, a minha mãe diz para esperar pelo próximo mês".
Foi nesse mesmo dia que me meti onde não era chamada, foi nesse mesmo dia que vi a miúda de lágrimas nos olhos enquanto a mãe raspava mais uma raspadinha "a ver se tinha sorte", foi nesse dia que disse à mãe que talvez fosse mais importante zelar pela saúde da filha em vez de gastar dinheiro a tentar a sorte. Foi nesse dia que a mãe engoliu em seco e foi incapaz de me dizer o quer que fosse.

Há pessoas que gastam fortunas a tentar a sorte, pessoas que têm falta de dinheiro, pessoas que tal como aquela mãe que tinha apenas meia dúzia de dentes na boca, que preferem tentar a sorte a cuidarem delas ou dos próprios filhos.
Pessoas que não se controlam e são capazes de gastar 100€ num abrir e fechar de olhos, que gastam 100€ ganham 50€ e ficam sem os 150€.
Eu estava lá para vender, nunca disse o quer que fosse a nenhum cliente (salvo excepção desta mães), mas fazia-me imensa confusão como conseguiam gastar tanto em troco de quase nada. Tudo por causa de um vício!

Comentários

  1. Eu acho que fizeste bem, sinceramente, também não sei se conseguia ficar calada... Pode ser que tenha ajudado a abrir-lhe os olhos! Também me faz muita confusão que alguém não consiga pôr os filhos à frente de TUDO o resto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquele dia fez-me tanta impressão, queixar-se da falta de dinheiro e gastar em raspadinhas? Ter a filha há mais de uma semana a queixar-se dos dentes e ainda assim não fazia um esforço? Eu não devia ter dito nada, mas não aguentei.

      Excluir
  2. Até me arrepiei só de pensar, acho que fizeste muito bem. Provavelmente faria o mesmo.

    Beijinhos/ A Filha

    ResponderExcluir
  3. Angustia-me perceber que há pessoas que não fazem o mínimo esforço por questões prioritárias, mas que são capazes de esbanjar uma fortuna em algo que pode nunca dar em alguma coisa. Eu entendo que há alturas más, em que parece que se tem a corda no pescoço, mas priorizar as raspadinhas, por exemplo, não é futuro :/

    r: Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Fizeste muito bem mesmo. Que horror, nem quero imaginar =/

    Beijocas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fazer um irmão feliz

Menos de um mês

Quina feira 12