Respect!

Quando acabamos relações estamos longe de dizer que é fácil. Dificilmente ambos estarão de acordo e dificilmente não haverá um a sofre mais que o outro.
Nunca é fácil para quem quer terminar uma relação, ou porque sabe que vai magoar o outro, ou porque não quer fazer a outra pessoa infeliz, ou porque após tanto penar e analisar sabe que por muito que tente já não consegue ser feliz e muito menos fazer o outro feliz. Do outro lado, poderá estar alguém que, vê um futuro, não entende o fim da relação, ora porque se diz feliz, ora porque ama a outra pessoa e foi totalmente apanhado de surpresa.

Esta semana falava com a minha chefe sobre o fim de relação de uma pessoa próxima dela. A pessoa viveu seis anos para a outra pessoa, tendo suportado todos os custos de uma casa e de um curso, que era o sonho da outra pessoa (uma segunda licenciatura). No final, a outra pessoa achou que já não era feliz, que já não fazia sentido seguir caminho com aquela pessoa e sem ninguém prever colocou um ponto final na relação.
A pessoa podia ter-se sentido usada, magoada pela falta de reconhecimento, afinal de contas a outra conseguiu o curso (um sonho de uma vida), conseguiu trabalho na área e chutou-o para canto. Mas não, a pessoa respeitou, deixou-a seguir caminho. Não foi assim tão linear, houve revolta, houve a fase de luto mas a conclusão foi o respeito pela vontade da outra pessoa.

Falávamos nós que por muito que amemos alguém nunca iremos fazer com que a outra pessoa nos ame da mesma forma. Todos já tivemos, alguma vez na vida, um desgosto amoroso, faz parte do nosso percurso. Choramos baba e ranho, barafustamos, achamos que vamos morrer de desgosto, a vida não presta, não pode prestar, afinal de contas gostamos de alguém que não gosta de nós.
Mas depois, que mais há fazer senão respeitar a vontade do outro? Não tem o outro direito de gostar de nós ou não? Tem o outro de estar com alguém de quem não gosta? E nós, nós temos de estar com alguém que não gosta de nós? Até que ponto a nossa vontade pode transcender a vontade do outro?

Comentários

  1. O término de uma relação é sempre doloroso, por mais que seja por mútuo acordo. Quando não o é, e acontece sem sinais prévios, torna-se ainda mais angustiante. Mas este respeito não se pode perder

    r: Sim, até porque é cada vez mais comum

    ResponderExcluir
  2. Eu já estou há algum tempo numa relação, mas ainda me lembro como é levar com os pés e como é ser aquela que acaba tudo. Obviamente que custa muito mais quando não somos nós a terminar a relação, não há como negar isso e custa muito. Mas também não gosto de estar do outro lado, é frustrante perceber que investimos numa relação que não vai vingar, que percebemos que não tem futuro. Acho sempre triste que tenhamos que acabar com algo que tínhamos esperança que resultasse.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fazer um irmão feliz

Menos de um mês

Quina feira 12