A semana passada fui passar uma das tardes com a minha avó materna. Ela via a novela quando eu cheguei e continuamos com a televisão como companhia. Começou o programa da Júlia, que tinha uma convidada especial e um pouco fora de época.
A senhora deveria ter os seus 40 anos, ou um pouco mais, e tinha 8 filhos. Sim, 8 filhos. A minha avó, senhora com 83 anos e de outra geração estava estupefacta. Talvez por também ela ter tido 8 filhos, numa outra altura onde a vida dela nada se assemelhava à de uma mulher desta altura. A senhora era professora, nunca tinha deixado de exercer, e tinha 8 filhos. 8 filhos!

Quem me conhece sabe que gostava de ter 3 filhos, sempre quis uma família grande, sempre quis ser mãe, já falei disso por cá, sempre sonhei estar rodeada de crianças.
A certa altura, quase no final da conversa, a Júlia conta que tem uma amiga próxima, que tinha 9 irmãos, sendo ela a décima e que acreditava que a mãe nunca a conheceu realmente, questionando a entrevistada se conhecia realmente todos os filhos.

Fiquei a pensar naquilo, fiquei a debater comigo mesma se era possivel prestar atenção de igual forma a todos os 8 filhos. Se era egoísta ou não por parte daquela mãe ter tido 8 filhos.
A entrevistada explicou que tenta estar individualmente com cada filho, faz o dia (horas) do filho único e tenta estar sempre presente em todas as actividades.

Ser mãe faz parte dos meus projectos futuros, mas um dos meus maiores medos é não ter tempo suficiente para estar com os meus filhos, é não conseguir ter tempo de qualidade para partilhar com eles momentos felizes. Isso assusta-me e se o meu limite são 3, imagino se fossem 8.

Comentários

  1. Eu como, até à data, nunca quis ter filhos, é um assunto que nem nunca pensei.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um e é assustador o pouco tempo que se passa junto... com oito entrava em depressão por ansiedade de não poder estar com eles...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fazer um irmão feliz

Menos de um mês

Então quando casam?