Do Sri Lanka

Não gosto de religiões no geral, ou antes, consigo entender o seu propósito, acho que a ideia original foi boa, no entanto com o passar dos anos as pessoas foram distorcendo o verdadeiro propósito destas.
As religiões deviam servir para apaziguar muitas vezes a dor, para dar uma esperança, para acalmar os corações feridos, para a entreajuda e a passagem do amor ao próximo.
Fui baptizada, andei na catequese, fiz parte de um grupo religioso no entanto com o passar dos anos distanciei-me da religião. Neste momento rejo-me pelos bons valores da vida e aceito o que me dá.  Entendo alguns valores que a religião passa, e no fundo são bons valores mas para mim tudo tem o seu limite e a interpretação dos mesmos pode levar a diferentes fins.

Raramente demonstro a minha opinião, religião e futebol não se discutem fora de casa, na minha nem dentro. No entanto enerva-me sempre a ideia que passam de que Jesus vai-te castigar. Quanto vezes não ouvi o "Não digas isso, olha que Deus castiga-te". Deus não castiga ninguém, muito menos Jesus. Deus é amor, Jesus morreu na cruz por nós num ato de altruísmo e para nos salvar, ouvi eu dizer.
É aqui que eu me questiono, andei eu anos aprender que Deus era amor, que devemos sempre respeitar o próximo então, de onde nasceu esta ideia que ele nos castiga?! De onde vem a ideia que não podemos ser todos diferentes não nos respeitando?

Não conheço afundo nenhuma das outras religiões, mas acredito que em todas a mensagem seja de esperança, de fé num ser superior a nós.
Não aceito a ideia de castigo, de ódio, do não respeito pelo próximo.
Fico agoniada por haver seres nesta vida que se explodem a eles próprios e a tudo a que está à sua volta, por um Deus que certamente a mensagem que lhe passou foi de respeito e amor, mas a interpretação é um pau de dois gumes. E o radicalismo é o pior que pode haver.
Como se pode adorar um Deus e ter como fim impor a nossa fé ao próximo, não respeitando que cada um deverá seguir o que achar mais correcto para si.
Onde é que a fé do próximo me atinge de tal forma para eu eu queira colocar fim à sua fé?

Nunca irei perceber estes radicais, nunca irei perceber a sua fé tresloucada e muito menos irei aceitar que independentemente do que cada um acredite, por mim podiam acreditar em gnomos e adorar a unicórnios, NÃO HAJA RESPEITO, respeito pela diferença e pelo próximo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fazer um irmão feliz

Menos de um mês

Então quando casam?