O parto!

Estou neste momento a caminho das 22 semanas, tem sido uma fase óptima, não me posso queixar dos sintomas típicos, enjoos passaram por mim e não fizeram moça, azia é muito raro e não fosse o sono e o cansaço diria mesmo que me esquecia que estava grávida.

Mas ando numa fase especialmente chorosa, tudo é motivo para eu verter uma lágrima, ando mais sensível e confesso que tudo o que eu preciso é de mimos! Uma pessoa não tem desejos mas precisa de mimos.
Nos últimos dias tive de tocar no assunto parto, não me apetecia abordar o assunto com quem me rodeia até à chegada do momento. Apesar de saber muito bem o que quero e de até já andar desde sempre a fazer os famosos exercícios kegel.  Já pensei bastante neste assunto, foi a primeira coisa em que pensei quando descobri estar grávida só não me apetece partilhar com as pessoas no geral, todos têm sempre alguma coisa a dizer.
Quero parto normal! És doida, não imaginas o que custa, é terrivel, a prima, da prima, da prima da alzira, sabes aquela que é prima do manel da esquina, fez parto normal e ficou incontinente fez uma laceração de grau IV, blá blá blá...
Quero cesariana! És doida, não há nada como parto normal, a recuperação é mais rápida, o útero demora imenso a recuperar, blá blá blá...

Quando estamos grávidas deixamos de ser donas de nós próprias e passamos  a ser propriedade de todos aqueles que acreditam que podem e devem opinar sobre tudo, sobre tudo aquilo que não pedimos opinião.

A semana passada foi assunto de jantar o meu parto, a sogra estava curiosa se já tinha pensado no assunto. Já pensei, burra que sou disse qual o meu plano e o meu desejo. Senti que não fui compreendida, num jantar seguinte foi novamente questionada com o assunto e que deveria pensar melhor.
Eu já pensei, não vou estar é a fazer muitos planos, eu gostava que fosse de uma forma, mas depois sei que existe um número infindável de variáveis que podem fazer mudar tudo. Portanto como tudo na vida, eu gostava que fosse de uma forma mas aceito que possa ser de outra, só não me melguem muito com isto porque o que me vai importar é o bem estar do meu filho e o meu.

Comentários

  1. Quando estamos grávidas toda gente pensa que têm passaporte para a nossa vida. Alguns conselhos são muito bons, mas os julgamentos ( já que existem infelizmente ) deviam ficar na cabeça de cada um.

    Nas minhas 39 semanas, toda gente me resolveu contar como passou mal no parto... na semana de maior ansiedade, pimpa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não sei qual é o plano, mas também pouco importa, a única pessoa que deve ter opinião e poder de decisão sobre isso és tu. Se em muitas coisas relativas a este assunto, o pai da criança pode e deve ter opinião, esta não é uma delas. Apenas tu, e mais ninguém, vais passar por isso. Eu tive duas cesarianas (nenhuma das quais planeada, foi porque assim teve de ser). Não tive os bebés no privado, onde poderia escolher, porque se tivesse, provavelmente, iria querer cesariana. O parto normal assusta-me terrivelmente. Contudo, só percebi melhor o custoso que pode ser a recuperação de uma cesariana depois do 2º filho. A primeira foi peanuts. Foi tudo mais fácil, o processo e a recuperação, não me custou como o pintavam. Portanto, mesmo entre cesarianas ou partos normais, as coisas são diferentes de um para outro. Nada é igual. Não há que dar opiniões não solicitadas e muito menos questionar a tua decisão ou dizer-te para pensares melhor. Comigo, essas coisas não funcionam... a primeira vez, se estiver com paciência, ainda respondo educadamente. De resto, não me chateiem muito. Afinal, quem é que vai parir? Mas prepara-te, porque isso vai acompanhar-te sempre, deixará de ser a gravidez para ser a forma como cuidas de um recém-nascido, a saga da amamentação, a forma como agasalhas de mais ou de menos o bebé, a forma como introduzes a alimentação complementar, a maneira como lidas com uma birra... e será assim toda a vida, serás sempre julgada e questionada pela forma como lidas com o teu filho e até mesmo pelas suas escolhas futuras. Nunca tem fim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assusta-me pensar nisso, a verdade é que sei que será mesmo assim, todos terão sempre alguma coisa a dizer. Assusta-me ainda mais que seja por parte da minha sogra. Eu dificilmente respondo, eu dificilmente digo alguma coisa, não entro em conflitos, desta vez quem se prejudicou fui mesmo eu e o namorado que tivemos uma zanga feia por causa de algo que nada havia a discutir até às intervenções da senhora.

      Excluir
    2. Mas deves dizer, ainda que tentando ser delicada... Porque se não o fizeres é uma bola de neve. Vão achar que podem sempre opinar e depois qd encheres e quiseres impor-te, vão ficar mt ofendidos... Acerca de vocês dois, isso vai ser sempre uma prova de fogo. Os pais devem ser uma frente unida, mas é complicado gerir com as opiniões de familiares...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fazer um irmão feliz

Menos de um mês

Então quando casam?