Numa das palestras das aulas de ontem, veio à baila o tema dos incêndios. Falávamos de motivar as pessoas ao consumo de certos produtos alimentares e de repente saltamos para o temos dos incêndios.
E a questão era a seguinte, devemos punir as pessoas que não limpam as matas ou devemos bonificar/compensar aquelas que limpam?
No meu ponto de vista, ainda que leigo, seria a punição o mais correcto, vivemos num país em que o ditado "casa assaltada, trancas à porta" é o nosso lema (generalizando). Durante anos ninguém quis saber se as matas ardiam, se a nossa mata estava em cima da casa do vizinho e se o colocaria em perigo, muito menos imaginávamos que num só dia iria haver mais incêndios que bombeiros para o seu combate.
Dei a minha opinião, que teriam de ser punidas as pessoas que não o fizessem, porque deveria estar intrínseco que ao não o fazermos colocávamos em perigo não só a  nossa vida como a de todos à nossa volta (à volta da mata). Fui apelidada de vinda da Coreia do Norte pelos meus colegas, "nesse sentido ninguém deitava lixo para o chão, ninguém batia em ninguém, todos faziam a  reciclagem e vivíamos num mundo perfeito...", resposta dada pelo psicólogo palestrante.
Para mim não vivíamos num mundo perfeito, vivíamos num mundo onde não só olhávamos para o nosso bem estar, o nosso comodismo mas passávamos a olhar também para o bem estar dos outros.
Para mim não se compensa quem faz o que deve ser feito, o que está correcto, o que devia estar intrinseco em todos nós, mas quem sou eu, vai na volta vim mesmo da Coreia e o Sr. psicólogo tem toda a razão, lei da compensação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fazer um irmão feliz

Menos de um mês

Então quando casam?